Exposição na Itália provoca a fúria do governo chinês

Foto: divulgação Badiucao

A arte de Baidiucao faz uma caricatura sem medo do regime comunista

O artista dissidente Badiucao, nascido em Xangai mas radicado na Austrália desde 2009, inaugurou ontem uma exposição na cidade de Brescia, no norte da Itália. Sua obra mistura tragédia com comédia, como o poster que satiriza as próximas Olimpíadas de Inverno, mostrando um atleta mirando um prisioneiro uighur. Xi Jinping e mostrado amordaçando uma professora e matando o Ursinho Puff, com o qual já foi comparado.

A ditadura do Partido Comunista reagiu com fúria, acusando Badiucao entre outras coisas de “ferir o sentimento do povo chinês”. O artista, claro, já esperava essa reação. “É praticamente impossível atualmente evitar ofender o governo chinês”, declarou à CNN Internacional. “Tudo pode ser sensível, qualquer coisa pode ser problemática”.

Foto: divulgação Badiucao

A prefeita de Brescia, Laura Castelletti, reagiu indignada ao pedido da ditadura para cancelar a exposição. Ela declarou que essa é uma “intrusão na decisão artística e cultural da cidade”. E informou que a tentativa de censura só atraiu mais atenção para o evento.

Dagomir Marquezi

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora