O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a premiê alemã, Angela Merkel, ao ditador da Nicarágua.
Lula fez a comparação envolvendo a líder de um país democrata e o ditador da Nicarágua em uma entrevista que concedeu ao jornal espanhol El País, que publicou a conversa no sábado 20. “Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo”, disse o político. “Nós temos de defender a autodeterminação dos povos. Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?”, perguntou.
Contudo, o petista foi lembrado pela entrevistadora que Merkel governou sem colocar os membros da oposição na prisão. Ortega, entretanto, prendeu sete de seus principais opositores antes das eleições no país.
-Publicidade-
Com relação aos protestos em Cuba, Lula voltou a culpar o embargo americano.
“Você não vai resolver o problema da democracia de Cuba instigando os opositores do governo a criarem problema com o governo”, disse. “Você vai conquistar a democracia em Cuba terminando com o bloqueio.”
Do mesmo modo que Lula, o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e os dirigentes da ditadura em Cuba integram partidos vinculados ao Foro de São Paulo. O órgão reúne as principais legendas de esquerda da América Latina.
Deixe um comentário