Câmara de Rio das Ostras abre comissão que pode cassar vereador por corrupção ativa

Em agosto deste ano, Vanderlan da Hora, que era
presidente da Casa, foi destituído do cargo após
 o escândalo. Foto: Angel Morote

A CP vai apurar a conduta do parlamentar Vanderlan Moraes da Hora, que é acusado de corrupção ativa

Por 10 votos a 2 – com uma abstenção, a Câmara Municipal de Rio das Ostras decidiu instalar, durante a sessão desta terça-feira (23), uma Comissão Processante (CP) para avaliar um Requerimento feito por um morador contra o vereador Vanderlan Moraes da Hora.

A CP vai apurar a conduta do parlamentar que é acusado de corrupção ativa. Segundo denúncias, um fiscal da Saúde de Rio das Ostras gravou Vanderlan oferecendo propina para que agilizasse a aprovação de serviços de exames que ainda não haviam sido realizados em troca de uma comissão pelos serviços. O áudio chegou a vazar nas redes sociais e desencadeou uma investigação pelo Departamento de repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO).

Em agosto deste ano, o vereador, que era presidente da Casa, foi destituído do cargo após o escândalo. Maurício Braga Mesquita foi eleito presidente em seguida, depois de novas eleições.

O novo Requerimento solicitando a abertura da Comissão de Inquérito para a cassação do mandato do vereador Vanderlan foi feito por Joelson Honorato, que alegou demora nas investigações. Com a aprovação pela Câmara, a Comissão tem, a partir de então, 90 dias para concluir os trabalhos.

O parlamentar investigado permanece nas funções de vereador até a votação do parecer final da CP, que acontece em sessão aberta ao público diretamente do plenário da Câmara Municipal.

Bertha Muniz/O Dia

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora